carregando
Carregando...
Caso a página demore muito para carregar,
aperte o botão "atualizar" do seu navegador ou a tecla "F5".

  • Receba informações e promoções de nosso site.


Notícias

Esporte

Prefeitura de Cuiabá inicia capacitação do Programa Esporte e Lazer da Cidade

24/03/2015 às 10:46h

Começou nesta segunda-feira (23) o primeiro bloco de formação presencial do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), realizado pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com o Ministério do Esporte. Ao todo, serão capacitados mais de 300 profissionais e técnicos que vão atuar nas áreas de esporte, cultura e lazer.

“Neste primeiro momento vamos trabalhar a identidade do programa e as perspectivas de trabalho. A essência dele está em compreendê-lo e utilizá-lo como motivação profissional”, ressaltou o professor da Universidade Federal do Espírito Santo o formulador do PELC, Carlos Nazareno Borges.

Representando o prefeito Mauro Mendes, o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado, falou sobre a complexidade para a execução do programa e de como as atividades mudarão a vida da população.

“Hoje é um dia histórico para nós e também para a comunidade que irá receber um pouco mais do poder público em relação à iniciação esportiva e cultural. Esse é o maior programa esportivo de Cuiabá e não temos dúvidas de que trará muitas oportunidades para crianças, jovens e adultos”, disse.

Mais de 15 mil pessoas devem ser beneficiadas com o programa, que terá duração de dois anos. O PELC será desenvolvido em 39 núcleos organizados em forma de oficinas.

Um dos principais idealizadores do PELC em Cuiabá, o ex-secretário Municipal de Esportes, Carlos Brito, fez questão de acompanhar a primeira etapa e destacou a satisfação em ver o planejamento e execução se tornarem realidade.

“Foi uma decisão acertada do prefeito Mauro Mendes. Eu, enquanto cidadão, fico muito feliz e entusiasmado, porque já é possível visualizar uma lacuna de valorização não somente do esporte e lazer, mas principalmente das pessoas”, concluiu Brito.

O programa foi em criado em 2003 pelo Ministério do Esporte e já é realizado em outras cidades do Brasil, como Novo Hamburgo (RS), Niterói (RJ) e José da Penha (RN).O funcionamento dos núcleos está previsto para o primeiro semestre de 2015 e os investimentos são do governo federal, com contrapartida da Prefeitura no valor de R$ 325,7 mil.

Entre as atividades regulares estão: atletismo, basquete, caminhada, dança, capoeira, cinema, artesanato, futebol, futsal, futebol americano, ginástica, ginástica para a terceira idade, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, música, teatro e voleibol. As modalidades serão realizadas em ginásios, centros comunitários e mini estádios.

O curso em Cuiabá é ministrado gratuitamente pela equipe de formadores composta por Paulo José Cabral Lacerda, Rodrigo Terra, Eneida Félix Sheylazarth Ribeiro e Carlos Nazareno. A capacitação continua até quarta-feira (25), das 8h às 18h, no auditório da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV/UFMT). (Evelyn Ribeiro/Secom)  

Fonte: Diário de Cuiabá/Secom

Comentários

Você precisa logar no site para poder enviar comentários. Clique aqui caso ainda não possua um cadastro em nosso site.

     

    1