carregando
Carregando...
Caso a página demore muito para carregar,
aperte o botão "atualizar" do seu navegador ou a tecla "F5".

  • Receba informações e promoções de nosso site.


Notícias

Mundo

Caverna na França pode ser 'prova' da existência da Arca de Noé

10/11/2011 às 13:07h
Pesquisadores não conseguem explicar como tantos animais diferentes podem ter sido desenhados juntos

Pesquisadores não conseguem explicar como tantos animais diferentes podem ter sido desenhados juntos Pesquisadores não conseguem explicar como tantos animais diferentes podem ter sido desenhados juntos Imagens de animais em situações “não naturais”, onde carnívoros e herbívoros andam lado a lado e todos parecem hipnotizados. Seria essas pinturas encontradas em uma caverna na França o relato mais antigo e definitivo sobre a Arca de Noé descrita na Bíblia?

As cavernas de Chauvet, chamadas de “cavernas dos sonhos esquecidos” foram descobertas em 1994.  Alguns estudiosos acreditam que as pinturas rupestres têm mais de 20 mil anos.

Os animais são mostrados saindo de um lugar retangular, ligeiramente inclinado e escuro como breu. Segundo os relatos do Livro de Gênesis capítulo 6, a Arca de Noé era retangular coberta por uma camada de piche (ou breu) que servia como isolante.

A caverna tem vista para a Pont d’Arc (ponte do arco-íris), a ponte natural mais alta da Europa. Deus fez um pacto de nunca mais inundar a terra que foi confirmado por um “arco-íris” em Gênesis 9:13.  Dentro da caverna existe uma espécie de altar sacrificial, e a Bíblia fala que uma das primeiras coisas que Noé fez foi erguer um altar e sacrificar animais a Deus (Gn 8:20).

Cientistas que tiveram acesso às cavernas dizem se tratar de uma cena de caça, mas é improvável, pois se vê um rinoceronte (herbívoro) atrás de leões. As dificuldades de explicar as cenas desse imenso mural fizeram com que eles o dividissem em três grandes temas: “Painel do rinoceronte”; “painel do cavalo ‘ e ‘painel dos leões”.

Os desenhos nas paredes mostram 13 variedades de animais, alguns deles inclusive já estão extintos. O que intriga os pesquisadores é como algum homem primitivo que fez os desenhos pudesse conhecer tantos animais diferentes, que não eram encontrados naquela região.  Acredita-se que os desenhos só foram conservados porque a entrada da caverna foi fechada por um desmoronamento e ficou milênios selada, sem ligação com o mundo exterior.

As cavernas de Chauvet possuem uma variedade de ossos de animais, incluindo dois esqueletos de cavalos, e muitos de ursos, mas não foram encontrados ossos humanos. Noé também plantou uma vinha (Gn 9:20) e ainda hoje há um belo vinhedo em frente à caverna.

Os mais céticos dirão que existe uma explicação razoável para todos esses fatos. Mas o mistério continua. O relato bíblico aponta que a arca desceu no monte Ararate, atual Turquia, bem longe da França…

Mesmo que sejam apenas coincidências, com o relato bíblico, depois de terem encontrado a caverna, o governo francês fechou o acesso, permitindo apenas que um pequeno número de cientistas entrasse lá regularmente.

Ainda há muito para ser dito sobre essa que é a mais antiga “galeria de arte” conhecida. O cineasta Werner Herzog fez um documentário sobre o lugar chamado “Caverna dos Sonhos esquecidos” que mostra parte da caverna e de sua história.

Boa parte dessa nova discussão sobre as imagens encontradas na caverna e sua ligação com o relato do Antigo Testamento devem-se ao lançamento recente do livro “God´s Steed” que aborda o assunto. A questão também foi tratada na edição de novembro da revista científica Proceedings of the National Academy of Sciencesonde um artigo sobre a análise do DNA das tintas usadas na arte rupestre confirmam a datação de mais de 25.000 anos.

 

Comentários

Você precisa logar no site para poder enviar comentários. Clique aqui caso ainda não possua um cadastro em nosso site.
  • Permaneça na luz da Palavra...

    Postado por livia rosa em 23/01/2013 17:05h
    Cuiabá - MT

    Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
    Mateus 26:41
    Que os jovens possam se dedicar a obra do Senhor e as realizações que a agradam a Deus, quando a Palavra do Senhor diz primeiramente para vigiarmos isso deixa bem claro que requer de nós um cuidado, atenção, e orar para nos fortalecer em Deus, pois sem eLe nada podemos fazer, diante das tentações, pratos oferecidos por satanás que conhece muito bem as nossas fraquezas, é necessário resistir ao diabo, que não se cansa em tramar planos e armadilhas para fazer cair aqueles que estão na fé. Assim como Cristo tinha a necessidade de orar ao Pai em qualquer situação, assim devemos ser pessoas de oração, atentos para tudo que nos cercam para não sermos envolvidos pelo laço de satanás. Seguir a Cristo requer renuncia, santidade, e permanecer na Palavra, que nos dá vida, pois o pecado resulta em morte quando não for da matéria será da espíritual, retroceder jamais, avançar sempre, pois o nosso alvo é Cristo :D...

  • Curti

    Postado por Guilherme Viana Xavier em 23/01/2013 15:15h
    varzea grande - MT

    presenciamos a moda do momento, seja por qualquer motivo muitos estão seguindo a "boiada", mas e bom lembrar o que a biblia nos diz em Mt 7, 13: “Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele”.

    Definitivamente... não faço parte dos que seguem a boiada!

 

1