carregando
Carregando...
Caso a página demore muito para carregar,
aperte o botão "atualizar" do seu navegador ou a tecla "F5".

  • Receba informações e promoções de nosso site.


Notícias

Ciência

Estudo identifica gene associado a maior necessidade de sono

06/12/2011 às 10:57h
Segundo especialistas, pessoas com o gene precisam dormir em média 30 minutos a mais por noite.

Especialistas europeus dizem ter encontrado um gene associado a uma maior necessidade de sono.

Um estudo envolvendo mais de dez mil pessoas de diversos países europeus concluiu que os que possuem o gene ABCC9 precisam de cerca de 30 minutos a mais de sono por noite.

Segundo o estudo, publicado na revista científica 'Molecular Psychiatry', um em cada cinco europeus carrega o gene.

Os pesquisadores da University of Edinburgh, na Escócia, e da Ludwig Maximilians University, em Munique, na Alemanha, dizem que a revelação pode ajudar a explicar comportamentos associados ao sono.

Cada um dos participantes disse quantas horas dormia por noite e teve uma amostra de seu sangue colhida para análise de DNA.

A necessidade de sono pode variar significativamente de uma pessoa para outra.

A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, por exemplo, era conhecida por precisar de apenas quatro horas de sono por noite, enquanto o cientista Albert Einstein precisava de 11 horas.

Mosca de fruta
O estudo envolveu pessoas das Ilhas Orkney, Croácia, Holanda, Itália, Estônia e Alemanha.

Os pesquisadores queriam saber como era o padrão de sono dos participantes em dias livres, ou seja, quando não tinham de trabalhar ou tomar remédio para dormir.

Ao comparar os dados sobre padrão de sono com os resultados da análise genética, eles concluíram que os participantes que possuíam a variante ABCC9 precisavam de mais tempo de sono do que a média de oito horas.

A equipe investigou então como esse gene influenciava o padrão de sono de moscas de fruta - que também carregam essa variante.

Moscas sem o gene ABCC9 dormem três horas a menos do que as que carregam o gene, os pesquisadores constataram.

Energia
O gene ABCC9 atua como sensor de níveis de energia no corpo humano.

Segundo os cientistas, o estudo abre um novo caminho em pesquisas sobre o sono. Eles dizem esperar que investigações futuras possam estabelecer exatamente como essa variante genética regula o tempo de sono necessário para cada indivíduo.

O especialista Jim Wilson, da University of Edinburgh, disse: 'Humanos dormem aproximadamente um terço de suas vidas'.

'Com frequência, a tendência a dormir por períodos mais longos ou mais curtos é um traço de família, apesar do fato de que a quantidade de sono de que as pessoas precisam pode ser influenciada pela idade, latitude, estação do ano e ritmo circadiano (período de aproximadamente um dia - 24 horas - em que se baseia o ciclo biológico do corpo humano)', disse ele.

Fonte: G1

Comentários

Você precisa logar no site para poder enviar comentários. Clique aqui caso ainda não possua um cadastro em nosso site.
  • Paz esta que só Jesus pode nos dar

    Postado por livia rosa em 08/04/2013 09:40h
    Cuiabá - MT

    Pois como relata no livro de Isaías o Senhor Jesus é o príncipe da paz, (Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Podero¬so, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso Isaías 9:6-7).
    Não adianta querer buscar a paz o autocontrole, o domínio em livros ou programas de auto- ajuda, a Palavra de Deus é bem clara e deixa muitos exemplos de situações difíceis enfrentadas e vencidas por meio da fé e atitude do povo de Deus, não vou dizer que antes era mais difícil ou hoje é mais fácil, porque na verdade o Deus é o mesmo, o tempo passa porém a sua Palavra permanece até os dias atuais, só que a forma de agir das pessoas a maneira de por a fé em ação que tem sido outra.
    Muitos tem plena ciência do agir de Deus, mais tem se entregado aos problemas, tem se desesperado, esquecendo que o Senhor que nós servimos não tem limite para agir, e sim nós que o limitamos em nossa pequinês, “ com mente de gafanhoto”.

    <>

 

1